Por Claudio Manoel
Para falarmos de justificação, entendemos que justificar é considerar alguém justo. Em Romanos 3:21-26, vemos que aquele que tem fé no sacrifício de Cristo, se arrepende de seus pecados e aceita Cristo como Salvador de sua vida, é considerado Justo diante de Deus. Não se torna justo, mas é visto como justo pelo Senhor.
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 5:1)
Tomemos como exemplo as atitudes de respeito no meio militar, onde existe a necessidade de manter hierarquia e disciplina:
-Como forma de respeito, um militar de menor patente ao se deparar com outro, de patente superior, prontamente cumprimenta por meio da continência seu superior hierárquico, o superior como reconhecimento corresponde com o mesmo gesto.
Esta norma hierárquica não diz respeito ao indivíduo, mas às patentes. Quando se presta continência, não se faz olhando para o João, ou para o Juca, mas o que se vê é o Capitão, o Cabo, o Major, etc.
Podemos comparar então da seguinte forma:
Deus sabe quem somos (pecadores = Romanos 3:23), mas quando aceitamos a Cristo como nosso senhor, Ele (Deus) nos vê representados por Jesus, seu filho, que morreu no nosso lugar, justamente para que pudéssemos ser justificados.
“Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.” (Marcos 2:17)
Justificação é o ato de Deus perdoar pecadores e os aceitar como justos por causa de Cristo.
Temos que lembrar que Deus é justo e nos permite viver as consequências de nossas decisões.
“Quando houver contenda entre alguns, e vierem a juízo, para que os julguem, ao justo justificarão, e ao injusto condenarão.” (Deuteronômio 25:1)
Entretanto por amor a Cristo, Deus renova permanentemente o falho relacionamento que os pecadores tinham com Ele.
“Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (II Co 5.21).
Não é possível comprovar a justificação de alguém, por esta ser uma atribuição de Deus.
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.” (Salmos 139:23)
Somente Deus conhece nosso coração e pode testificar nossa justificação por Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário