sábado, 12 de março de 2011

Pensado sobre a Tentação dos servos de Deus, e sobre Boxe.

Vamos pensar sobre a Tentação dos servos de Deus, e sobre Boxe.

(Marcelo Ribeiro de Oliveira Mello)



    "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca."  (Jesus, em Mateus 26 : 41)


Alguém já disse, e eu adapto, aqui, que certa moça cristã estava determinada a vencer o diabo: se preparou se armou com bíblias de várias versões, memorizou versos e hinos de batalha espiritual, para pisar na cabeça do inimigo. Estava pronta para o combate, levantou sua guarda e perto do banco da praça, bradou: Satanás! Venha combater-me, caso tenhas coragem, pois estou fortemente preparada para vencer-te! Qual foi a surpresa desta mulher, quando, ao encontro dela, chegou um belo rapaz, bem vestido, educado, com voz aveluda, que quando por ela chamou com tal voz, logo, um frio de paixão subiu espinha dorsal acima, indo em direção ao coração desta jovem? –Olá? Que... Quem é você? Não é o diabo, certo? (perguntou-lhe ela, “desconcertando-se nas bases”). O Belo Jovem respondeu-a: - O diabo? Ah, claro que não! Ele não pode vir, mas eu sou seu secretário particular e vim representar-lhe, mas, aqui está tão frio, tome meu casaco, e vamos procurar um local mais adequado para conversarmos, sim?

Fim da história!? Ou seria o começo da derrota de tal moça?

Sim, a carne é fraca! Se não vigiarmos e orarmos, quando vier aquela imagem, de repente, de uma bonita pessoa a nossa frente, não teremos força para mudar a direção do olhar, não clicar no link, mudar de canal.

Sim, a carne é fraca. Quando estamos na igreja, louvando a Deus, recebendo uma ministração poderosa da palavra de Deus, logo concordamos, gritamos, choramos, estamos "super fortes"... Mas, quando saímos do ambiente de oração e, em nossa casa, não tiramos tempo para orar, ou, andando na rua, não oramos de olhos abertos, nem vigiamos, seremos facilmente atingidos pelos inúmeros secretários do diabo que estão a nos rodear.

Não pensemos que o diabo irá atacar-nos na área em que somos fortes, mas, sim, naquela área onde temos dificuldade de lidar, onde temos vergonha de pedir conselhos ou negligenciamos tomar medidas que possam nos fazer fortalecer nestas. Essa área poderá ser desde um grupo de colegas a contar piadas imorais até uma proposta para cometer assassinato a troco de dinheiro ou coisa semelhante. Para nossa surpresa: a diferença para cairmos em uma ou em outra tentação é mínima. Se não orarmos ou vigiarmos, cairemos feio. Se não fosse assim, Porque tantos escândalos? Porque tantos cristãos a se divorciar? Ministros de Deus a se separar e a trair? Porque perderam a luta de boxe e vieram a nocaute! E, basta um Soco para perder uma luta de Boxe!

A moça que citei anteriormente perdeu a luta de Boxe para o secretário do diabo. Ele deu-lha um gancho em sua paixão e seu coração desencoberto.


Um senhor cristão, muito freqüente e bem visto nos encontros de sua comunidade de fé, que abre um negócio, perde a luta de boxe, quando começa a sonegar impostos e achar que pode esconder isso das autoridades. Golpe Direito no Queixo financeiro do homem.

Um bom Jovem Cristão começa piratear CDs, DVDs, Softwares, e quando vê, já está comprando carro no famoso FINAN, tanto que sua consciência cauterizou-se.  Golpe rápido com a capa da luva, que esquentou e cauterizou a fronte do jovem, assim, sem sentir dor, de pirataria em pirataria, o jovem só sentirá a dor da queda, provará o gosto da lona.

Se estamos tontos, fomos esmurrados nesta luta, mas o gongo soou: ainda há chance! É neste momento em que há uma pequena pausa na luta e o técnico se aproxima de você e começa a dar conselhos que, se forem seguidos, poderão salvar-lhe da derrota, agora já iminente!

Para a referida moça de nosso exemplo anterior, o técnico poderia dizer!

    “Proteja o coração! Você está bem armada, mas falta algo fundamental!”


    "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida." (Provérbios 4 : 23)

Para o homem querendo sonegar impostos, e o rapaz pirateando softwares com a consciência cauterizada, o técnico diz:

    “Distribua os golpes, uniformemente! Golpeie todas as regiões necessárias!!!”

    "Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra."  (Romanos 13 : 7)


Enfim, caso se tenha entrado em estado de dormência, falta de visão, e percepção da presença do inimigo: o técnico diz:


    “Levante a guarda! Acorde! Lute!”


    "E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação."  (Lucas 22 : 46)


Bom saber que já podemos aplicar o treinamento agora, mesmo, com uma breve, mas, a mais profunda oração, cuja parte dela diz:

    “... E não nos deixe cair em tentação, mas, livrai-nos do mal...”

Vigie! Ore! Isso é a própria Luta! E vença, no nome de Jesus.

2 comentários:

  1. Marcelo... suas considerações não necessitam de qualquer comentário. Ficou realmente muito boa sua analogia com o boxe. (cuidado com os erros gráficos)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado!
    Dei uma revisada/corrigida!
    Avante! Professores!

    ResponderExcluir