sábado, 12 de março de 2011

Pensando sobre a Mordomia dos servos de Deus.

Vamos pensar sobre a Mordomia dos servos de Deus.
(Marcelo Ribeiro de Oliveira Mello)

Ensinos de Jesus, em Lucas 12:36-46
36 E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe.
37 Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
38 E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.
39 Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa.
40 Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.
41 E disse-lhe Pedro: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos?
42 E disse o SENHOR: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
43 Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.
44 Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.
45 Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se,
46 Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.

Do texto, sabemos que somos mordomos de Cristo, servos de Deus. Mas, o que vem a ser “mordomo”?
A Definição de mordomo, segundo o dicionário Michaelis é:
s. m. 1. Administrador de uma casa ou de um estabelecimento. 2. Aquele que administra bens de confrarias ou irmandades. 3. O que toma parte na direção de uma festa de igreja.
O termo Administrador soa mais familiar em nosso dia-a-dia, certo? Então, vamos desenvolver o termo “Administrador”.
No curso universitário de Administração de empresas, se aprende como levar uma organização ao sucesso por meio do bom gerenciamento de pessoas, recursos financeiros, tecnológicos, etc. Pensa-se em longo prazo, em metas, em responsabilidades. Valores como “honestidade”, “responsabilidade”, “integridade”, “otimismo”, “persistência”, “zelo”, são vistos como benéficos para uma boa Administração de Empresas, ou, por que não, um boa mordomia de empresas!
Do Filme Batman, chamo a atenção para o mordomo: Alfred. Uma pessoa reservada, atenciosa, zelosa. Cuidava de informações sigilosas do fictício herói, tais como “identidade secreta” e a “localização da Bat-Caverna”. Uma pessoa que tinha a confiança do homem morcego e era-lhe, até mesmo como um pai. Alguém poderia achar que Batman nunca iria resolver o problema de Gotham City sozinho, mas Alfred defendia seu ideal, e nele também acreditava e investia seu tempo e recursos neste propósito.
Assim, Jesus nos dá uma missão que requer verdadeira fé, responsabilidade, atenção, zelo, inteligência emocional, sensatez, que é ser mordomo.
Ser um bom mordomo de Cristo é a tangerina. Cada gomo da tangerina é uma característica de um mordomo. Um mordomo com o gomo “responsabilidade” podre, poderá apodrecer os demais gomos e com certeza o fará, caso sejamos displicentes. Ora, se já somos salvos por Cristo, isso seria um motivo para relaxarmos e sermos irresponsáveis? De maneira nenhuma: o próprio fato de cremos em Cristo nos faz fontes de águas vivas e:
"Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?" (Tiago 3 : 11).

Assim, um bom mordomo de Cristo terá todos os seus gomos alinhados ao querer de Cristo. Isso concorda com

"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?" (Tiago 2 : 14).
Viver estado de mordomia constante significa vigiar, orar, para não cair em tentação. Significa guardar os bens que Jesus nos confiou que são nossos talentos e dons para serem usados na causa dele (e não para serem enterrados ou escondidos). Significa ser elogiado pelo próprio Cristo, quando na sua volta, o encontrar vigiando, e o colocar em sua mesa de honra.
“ Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá. “ (Lucas 12:37)

"Disse-lhe o seu SENHOR: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor." (Mateus 25 : 23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário